We are skilled

Projeto Autonomia e Flexibilidade Curricular

Promoção de melhores aprendizagens indutoras do desenvolvimento de competências de nível mais elevado, assumindo a centralidade das escolas, dos seus alunos e professores, e permitindo a gestão do currículo de forma flexível e contextualizada, reconhecendo que o exercício efetivo de autonomia em educação só é plenamente garantido se o objeto dessa autonomia for o currículo.



Perfil do aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória

O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória norteia-se por princípios que orientam, justificam e dão sentido a este perfil.
Todas as crianças e jovens devem ser encorajados, nas atividades escolares, a desenvolver e a pôr em prática os valores por que se deve pautar a cultura de escola.
As competências são combinações complexas de conhecimentos, capacidades e atitudes.
 

CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS ESSENCIAIS BASEADAS NO PERFIL DOS ALUNOS     áreas de competências são complementares e a sua enumeração não pressupõe qualquer hierarquia interna nenhuma delas, por outro lado, corresponde a uma área curricular específica,  sendo que em cada área curricular estão necessariamente envolvidas múltiplas competências, teóricas e práticas.



Cidadania e Desenvolvimento

1- Atitude cívica individual (identidade cidadã, autonomia individual, direitos humanos).
 

2- Relacionamento interpessoal (comunicação, diálogo).

3- Relacionamento social e intercultural (democracia, desenvolvimento humano sustentável, globalização e interdependência, paz e gestão de conflitos). 



Responsabilidade/ autonomia  Capacidade de relacionamento interpessoal e de grupo Empenho/ motivação Assiduidade /pontualidade Capacidade de autoavaliação
25% 25% 25% 15% 10%

As minhas disciplinas

Tecnologias da Informação e Comunicação
Os domínios de trabalho da disciplina são:
1- Segurança, Responsabilidade e respeito em ambientes digitais, sendo este domínio transversal e para ser desenvolvido no âmbito dos três que se seguem
2- Investigar e Pesquisar
3- Colaborar e Comunicar

4- Criar e Invovar

Projeto, Programação e Robótica
Projeto
- Desenvolvimento de projetos:
    - Fases de um projeto (planificação, implementação e avaliação).

Programação
- Pensamento computacional
    - decomposição e algoritmos
- Princípios da programação com blocos visuais.

Robótica
- Conceitos básicos da programação de robots.
- Programação de robots através da dinamização de desafios. 


Cidadania e Desenvolvimento
1.º Grupo - Obrigatório para todos os níveis e ciclos de escolaridade (porque se trata de áreas transversais e longitudinais).
- Direitos Humanos
- Igualdade de Género
- Interculturalidade
- Desenvolvimento Sustentável
- Educação Ambiental
- Saúde
 

2.º Grupo - Trabalhado pelo menos em dois ciclos do ensino básico.
- Sexualidade
- Media
- Instituições e participação democrática
- Literacia financeira e educação para ao consumo
- Segurança rodoviária (já trabalhado no 1º ciclo)
 
Avaliação

Os alunos desenvolvem atividades que lhes permitem desenvolver as competências elencadas no Perfil do aluno, atendendo ao nível de escolaridade dos alunos.

Pretende-se que os alunos utilizem as tecnologias como ferramentas de trabalho promotoras de competências digitais múltiplas, enquanto alicerces para aprender e continuar a aprender ao longo da vida. A utilização das tecnologias pelos alunos deve permitir-lhes alcançarem níveis de literacia digital generalizada, tendo em conta a igualdade de oportunidades para todos. Há que fomentar nos alunos a análise crítica da função e do poder das tecnologias de informação e comunicação e desenvolver neles a capacidade de pesquisar, tratar, produzir, comunicar e colaborar através das tecnologias, paralelamente e de forma integrada com a capacidade de pesquisa e de análise de informação nos formatos tradicionais (livros, revistas, enciclopédias, jornais e outros suportes de informação).


Rubrica para avaliação das atividades - LINK

Atividades.