Projeto Autonomia e Flexibilidade Curricular
Promoção de melhores aprendizagens indutoras do desenvolvimento de competências de nível mais elevado, assumindo a centralidade das escolas, dos seus alunos e professores, e permitindo a gestão do currículo de forma flexível e contextualizada, reconhecendo que o exercício efetivo de autonomia em educação só é plenamente garantido se o objeto dessa autonomia for o currículo.
Perfil do aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória
CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS ESSENCIAIS BASEADAS NO PERFIL DOS ALUNOS áreas de competências são complementares e a sua enumeração não pressupõe qualquer hierarquia interna nenhuma delas, por outro lado, corresponde a uma área curricular específica, sendo que em cada área curricular estão necessariamente envolvidas múltiplas competências, teóricas e práticas.
Cidadania e Desenvolvimento
1- Atitude cívica individual (identidade cidadã, autonomia individual, direitos humanos).
2- Relacionamento interpessoal (comunicação, diálogo).
3- Relacionamento social e intercultural (democracia, desenvolvimento humano sustentável, globalização e interdependência, paz e gestão de conflitos).
Os alunos desenvolvem atividades que lhes permitem desenvolver as competências elencadas no Perfil do aluno, atendendo ao nível de escolaridade dos alunos.
Pretende-se que os alunos utilizem as tecnologias como ferramentas de trabalho promotoras de competências digitais múltiplas, enquanto alicerces para aprender e continuar a aprender ao longo da vida. A utilização das tecnologias pelos alunos deve permitir-lhes alcançarem níveis de literacia digital generalizada, tendo em conta a igualdade de oportunidades para todos. Há que fomentar nos alunos a análise crítica da função e do poder das tecnologias de informação e comunicação e desenvolver neles a capacidade de pesquisar, tratar, produzir, comunicar e colaborar através das tecnologias, paralelamente e de forma integrada com a capacidade de pesquisa e de análise de informação nos formatos tradicionais (livros, revistas, enciclopédias, jornais e outros suportes de informação).
Promoção de melhores aprendizagens indutoras do desenvolvimento de competências de nível mais elevado, assumindo a centralidade das escolas, dos seus alunos e professores, e permitindo a gestão do currículo de forma flexível e contextualizada, reconhecendo que o exercício efetivo de autonomia em educação só é plenamente garantido se o objeto dessa autonomia for o currículo.
Perfil do aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória
O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória norteia-se por princípios que orientam, justificam e dão sentido a este perfil.
Todas as crianças e jovens devem ser encorajados, nas atividades escolares, a desenvolver e a pôr em prática os valores por que se deve pautar a cultura de escola.
As competências são combinações complexas de conhecimentos, capacidades e atitudes.
Todas as crianças e jovens devem ser encorajados, nas atividades escolares, a desenvolver e a pôr em prática os valores por que se deve pautar a cultura de escola.
As competências são combinações complexas de conhecimentos, capacidades e atitudes.
CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS ESSENCIAIS BASEADAS NO PERFIL DOS ALUNOS áreas de competências são complementares e a sua enumeração não pressupõe qualquer hierarquia interna nenhuma delas, por outro lado, corresponde a uma área curricular específica, sendo que em cada área curricular estão necessariamente envolvidas múltiplas competências, teóricas e práticas.
Cidadania e Desenvolvimento
1- Atitude cívica individual (identidade cidadã, autonomia individual, direitos humanos).
2- Relacionamento interpessoal (comunicação, diálogo).
3- Relacionamento social e intercultural (democracia, desenvolvimento humano sustentável, globalização e interdependência, paz e gestão de conflitos).
Responsabilidade/ autonomia | Capacidade de relacionamento interpessoal e de grupo | Empenho/ motivação | Assiduidade /pontualidade | Capacidade de autoavaliação |
25% | 25% | 25% | 15% | 10% |
As minhas disciplinas
Tecnologias da Informação e Comunicação
Os domínios de trabalho da disciplina são:
1- Segurança, Responsabilidade e respeito em ambientes digitais, sendo este domínio transversal e para ser desenvolvido no âmbito dos três que se seguem
2- Investigar e Pesquisar
3- Colaborar e Comunicar
4- Criar e Invovar
1- Segurança, Responsabilidade e respeito em ambientes digitais, sendo este domínio transversal e para ser desenvolvido no âmbito dos três que se seguem
2- Investigar e Pesquisar
3- Colaborar e Comunicar
4- Criar e Invovar
Projeto, Programação e Robótica
Projeto
- Desenvolvimento de projetos:
- Fases de um projeto (planificação, implementação e avaliação).
Programação
- Pensamento computacional
- decomposição e algoritmos
- Princípios da programação com blocos visuais.
Robótica
- Conceitos básicos da programação de robots.
- Programação de robots através da dinamização de desafios.
Cidadania e Desenvolvimento
1.º Grupo - Obrigatório para todos os níveis e ciclos de escolaridade (porque se trata de áreas transversais e longitudinais).
- Direitos Humanos
- Igualdade de Género
- Interculturalidade
- Desenvolvimento Sustentável
- Educação Ambiental
- Saúde
2.º Grupo - Trabalhado pelo menos em dois ciclos do ensino básico.
- Sexualidade
- Media
- Instituições e participação democrática
- Literacia financeira e educação para ao consumo
- Segurança rodoviária (já trabalhado no 1º ciclo)
AvaliaçãoProjeto
- Desenvolvimento de projetos:
- Fases de um projeto (planificação, implementação e avaliação).
Programação
- Pensamento computacional
- decomposição e algoritmos
- Princípios da programação com blocos visuais.
Robótica
- Conceitos básicos da programação de robots.
- Programação de robots através da dinamização de desafios.
Cidadania e Desenvolvimento
1.º Grupo - Obrigatório para todos os níveis e ciclos de escolaridade (porque se trata de áreas transversais e longitudinais).
- Direitos Humanos
- Igualdade de Género
- Interculturalidade
- Desenvolvimento Sustentável
- Educação Ambiental
- Saúde
2.º Grupo - Trabalhado pelo menos em dois ciclos do ensino básico.
- Sexualidade
- Media
- Instituições e participação democrática
- Literacia financeira e educação para ao consumo
- Segurança rodoviária (já trabalhado no 1º ciclo)
Os alunos desenvolvem atividades que lhes permitem desenvolver as competências elencadas no Perfil do aluno, atendendo ao nível de escolaridade dos alunos.
Pretende-se que os alunos utilizem as tecnologias como ferramentas de trabalho promotoras de competências digitais múltiplas, enquanto alicerces para aprender e continuar a aprender ao longo da vida. A utilização das tecnologias pelos alunos deve permitir-lhes alcançarem níveis de literacia digital generalizada, tendo em conta a igualdade de oportunidades para todos. Há que fomentar nos alunos a análise crítica da função e do poder das tecnologias de informação e comunicação e desenvolver neles a capacidade de pesquisar, tratar, produzir, comunicar e colaborar através das tecnologias, paralelamente e de forma integrada com a capacidade de pesquisa e de análise de informação nos formatos tradicionais (livros, revistas, enciclopédias, jornais e outros suportes de informação).